Perguntas Frequentes
Existem 32 Clínicas HeyDoc em Portugal com localizações e horários acessíveis, à sua disposição. Veja a que lhe é mais conveninente.
Temos 32 Clínicas em Portugal com localizações e acessos convenientes. Pode encontrar-nos:
- HeyDoc Guimarães Shopping
- HeyDoc Hospital Lusíadas Braga
- HeyDoc Minho Center
- HeyDoc Viana do Castelo
- HeyDoc Vila Real
- HeyDoc Campo 24 de Agosto
- HeyDoc Paços de Ferreira
- HeyDoc Gaia Shopping
- HeyDoc Hospital Lusíadas Porto
- HeyDoc Norte Shopping
- HeyDoc Coimbra
- HeyDoc Leiria Shopping
- HeyDoc São João da Madeira
- HeyDoc Campera
- HeyDoc 5 de Outubro
- HeyDoc Alegro Sintra
- HeyDoc Almada
- HeyDoc Hospital Lusíadas Lisboa
- HeyDoc Amadora
- MD Clínica Amoreiras Plaza
- HeyDoc Av. de Roma
- HeyDoc Cascais Shopping
- HeyDoc Clínica Lusíadas Almada
- HeyDoc Clínica Lusíadas Oriente
- HeyDoc Colombo
- HeyDoc Hospital Lusíadas Amadora
- HeyDoc Oeiras Parque
- HeyDoc Queluz
- HeyDoc Quinta do Marquês
- HeyDoc Santo António dos Cavaleiros
- HeyDoc Telheiras
- HeyDoc Forum Algarve
Por marcar a sua consulta online aqui, se preferir, ligar para o 211 547 471 ou marcar através do Whatsapp através do número 965 965 301.
Se marcou a sua consulta através deste site, recebeu o seu ID de consulta através de um e-mail. Deverá regressar ao e-mail de confirmação, clicar em Cancelar Consulta e colocar o seu ID. Se preferir, pode também cancelar a sua consulta através do 211 547 471.
Nas Clínicas HeyDoc pode encontrar tratamentos médicos na área da Medicina Dentária, Medicina Estética, e Cirurgia Plástica (esta especialidade, em parceria com o Grupo Hospitais Lusíadas Saúde).
Um dos obejtivos das Clínicas HeyDoc é que a saúde e o bem-estar cheguem a todos e, para isso, dispomos de múltiplos acordos com seguradoras. Consulte-os aqui.
Para que não deixe a sua saúde para 2º plano, a HeyDoc tem acordo com a Multicare Fidelidade, que lhe disponibiliza condições especiais para que continue a sorrir.
- Acordo válido em todas as clinicas HeyDoc.
- Benefício de acordo com a tipologia de Seguro em vigor.
- Benefícios de acordo com a tabela definida pela Multicare.
- Caso tenha plafond o desconto será aplicado diretamente.
- Para beneficiários Multicare/Fidelidade
Tanto um dentista como um higienista são responsáveis por uma boca saudável. A principal responsabilidade do dentista é o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a cavidade oral, muitas vezes pacientes encaminhados pelo higienista oral. Após um diagnóstico e planeamento, procede aos tratamentos necessários, como: restaurações, implantes dentários, coroas e facetas, entre outros. O higienista oral é fundamental no diagnóstico inicial das diversas patologias orais e encaminhamento para o médico dentista, para além disso é o responsável pela prevenção, onde se inserem: a consulta de higiene oral, como a destartarização, aplicação de fluor, aplicação de selantes e faz parte da motivação e instrução dos pacientes para uma boa saúde oral.
A partir do momento que o bebé se alimenta, mesmo que com o leite materno, colonizam-se as primeiras bactérias em boca, daí a necessidade de iniciar a limpeza das mucosas. Com uma compressa embebida em água fervida ou filtrada contorne a gengiva do bebé, para remoção da placa de leite estagnada na gengiva. Assim que o primeiro dente começa a espreitar, que pode acontecer entre os 4 e os 14 meses, deve introduzir pasta dentífrica com flúor e escovar os dentes com auxílio de uma escova de cerdas macias e tamanho adequado ao bebé, de manhã e à noite. Pode também iniciar o fio dentário quando existir contacto entre dentes.
A periodicidade da realização da higiene oral varia caso a caso, na generalidade, para uma boa saúde e controlo oral deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A introdução do flúor nas crianças é feita apartir da erupção do primeiro dente do bebé, através do dentífrico, com 1000pm de flúor.
Dependendo do risco individual de cárie dentária, poderá ser necessária alguma adaptação às quantidades de flúor e complementos do mesmo, sempre por indicação do profissional de saúde oral, daí a necessidade do acompanhamento apartir da erupção do primeiro dente.
A recomendação é que sejam feitas pelo menos duas escovagens ao dia. Idealmente após a primeira refeição e ao deitar. Ao realizar estas escovagens diárias conseguirá evitar e precaver problemas comuns. É também fundamental a utilização de fio dentário, para a limpeza dos espaços entre os dentes, uma vez ao dia.
O tártaro existe devido ao endurecimento e calcificação da placa bacteriana que se acumula nos dentes. Uma vez que a placa bacteriana é mineralizada, a remoção é feita na consulta de higiene oral durante o processo de destartarização.
A escova de dentes deverá ser adaptada a cada caso, dependo da idade, tamanho da boca e outros fatores. Idealmente a escova deve ser ergonómica, cabeça o mais pequena possível e cerdas suaves. Características que vão contribuir para uma escovagem eficaz e sem causar trauma nos tecidos moldes e desgaste dentário.
As clínicas HeyDoc dispõem de uma equipa altamente especializada e dedicada para que cuide de si com toda a confiança.
O check-up dentário deve ser realizado em todas as pessoas de 6 em 6 meses, no entanto, existem situações em que desse ser seguido à risca como:
- Infância: especialmente se existir alguma anomalia na dentição
- Gravidez
- Histórico com patologias dentárias
- Quando se usa aparelho
- Se tem implantes dentários
Os aparelhos dentários têm como principal função a correção da posição dos dentes, que muitas vezes é motivada pela melhoria estética. Contudo este tratamento ajuda também na função mastigatória e em casos que implicam problemas de fala e de respiração.
Existe sempre um período de adaptação depois da colocação do aparelho fixo. Os lábios, a língua e a dicção, têm de se adaptar à existência do aparelho, mas tipicamente os doentes ficam mais confortáveis ao fim de 15 dias. Quando os doentes são adultos, este período pode ser mais longo, perto dos 30 dias.
A primeira avaliação deve ser feita a partir dos 6 anos. Tipicamente as crianças a partir dos 6 anos já se encontram numa fase de dentição mista, tendo ocorrido a erupção dos primeiros molares e incisivos definitivos, pelo que já será percetível o crescimento e posicionamento dos dentes definitivos. Desta forma, é possível fazer um diagnóstico atempado e diminuir a probabilidade de ter que recorrer a terapêuticas mais interventivas.
Existem vários 4 tipos de tratamentos ortodônticos e que estão disponíveis na HeyDoc. O aparelho fixo convencional é o aparelho mais utilizado, contudo existem outras opções:
• Fixo Estético (brackets transparentes)
• Fixo Lingual (brackets fixos no interior de forma a não serem visíveis)
• Invisalign (alinhadores transparentes e removíveis – solução mais inovadora no mercado)
Apenas o seu dentista poderá aconselhar o melhor tratamento para o seu caso e para o resultado que se pretende obter.
A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com a causa do tratamento e com o tipo de aparelho utilizado. Tipicamente, o tempo médio com o aparelho fixo convencional é de 2 anos.
Se forem cumpridas todas as indicações médicas recomendadas e utilizadas as contenções após o tratamento, a probabilidade de perda de resultados do tratamento é substancialmente reduzida. Contudo é possível em certos casos, os dentes voltarem à posição original ou existir alguma perda de resultados.
No segundo e terceiro dia após a colocação do aparelho poderá ocorrer uma moderada sensibilidade dentária. Para a maioria dos pacientes não chega a ser necessário efetuar qualquer medicação analgésica. Decorridos 4 dias após a ativação a situação encontra-se normalizada.
Durante o tratamento com aparelho fixo devem evitar-se alguns alimentos como:
- Pastilhas elásticas, rebuçados e caramelos
- Bebidas com gás
Quando existe uma boa higiene oral a colagem de brackets não danifica o esmalte. No entanto, quando existe uma acumulação contínua de placa bacteriana junto aos brackets poderão surgir manchas brancas de desmineralização do esmalte que são irreversíveis e não desaparecem após a remoção do aparelho.
Durante o tratamento com o aparelho dentário, recomendamos:
- Manter uma boa higiene oral
- Manter uma boa higiene e limpeza do aparelho
- Marcação e ida às consultas de controlo
- Evitar alimentos como pastilhas elásticas, rebuçados, caramelos e bebidas com gás
- Retirar todos os elementos amovíveis do aparelho;
- Manter a escova num ângulo de 45 graus e escovar do topo para a parte inferior. Deve demorar o tempo necessário de maneira a garantir que toda a placa e restos alimentares são removidos;
- Escovar cada dente individualmente num ângulo de 45 graus.
Nunca é demasiado tarde. A posição dos dentes pode ser corrigida em qualquer idade. A idade ideal para influenciar o movimento dos dentes e/ou dos maxilares é a etapa do crescimento, no entanto, a correção e tratamento dos dentes através do aparelho dentário consegue tratar e endireitar dentes em qualquer idade.
As principais vantagens da colocação de o implante dentário são:
- Estão fixos ao osso
- Encaixam com precisão
- Restauram o sorriso natural
- Não danificam os dentes
- Evitam a perda de osso nas zonas sem dentes
- Podem durar muitos anos
- Devolvem a função da mastigação
- Melhoram a aparência e a qualidade de vida
Depois da colocação dos implantes dentários pode retomar a sua vida normalmente, no entanto, e para maximizarmos os resultados, recomendamos:
- Evitar alimentos duros que possam danificar os implantes
- Seguir todas as indicações dadas pelo seu médico referentes à higiene oral
- As consultas de controlo são muito importantes para que o médico dentista consiga fazer o acompanhamento necessário
Atualmente, existem recursos para colocar implantes dentários de forma totalmente indolor. Com o recurso a anestesia local e a sedação endovenosa, os pacientes não sentem absolutamente nada.
São candidatos ao implante dentário todos que tenham perdido um ou vários dentes.
Situações em que os implantes não são indicados costumam ser muito raras e, mesmo quando o osso é insuficiente, as clínicas Hey Doc têm técnicas que o regeneram e permitem uma correta integração do osso no implante.
A esmagadora maioria dos implantes é de titânio. Este material é altamente adequado para o tratamento, uma vez que é biocompatível. Sendo assim, os índices de rejeição pelo organismo são muito baixos. O titânio é resistente, anticorrosivo, leve e de cor cinza.
Sim. Podem ser aplicados dentes provisórios num só dia. Está técnica chama-se carga imediata e possibilita-lhe um sorriso totalmente renovado, no próprio dia.
Existem pacientes com perda ou fragilidade óssea, nestes casos, antes da colocação do implante deve ser feito um enxerto ósseo de maneira a compensar a fraca qualidade da zona que vai ser trabalhada. O osso utilizado para fazer este preenchimento pode ser do próprio paciente, origem laboratorial ou animal.
Podem realizar a colocação de implantes, mas devem ser alertados para os riscos. Estas condições poderão diminuir entre 6 a 19% a taxa de sobrevivência de implantes. Nestes casos, recomenda-se que as consultas de controlo e acompanhamento sejam realizadas de 3 em 3 meses.
Da mesma forma que o dente natural não teve o comportamento de durar a vida inteira, o mesmo acontece com o implante. Se forem cumpridas todas as recomendações como a higiene oral e as consultas de controlo.
As doenças periodontais são aquelas que alteram e prejudicam os tecidos ao redor dos dentes, como a gengiva e o osso que os suporta.
Os principais sintomas da doença periodontal podem passar por:
- Gengivas avermelhadas e moles
- Sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou de forma espontânea
- Recessão das gengivas (raízes dos dentes visíveis)
- Mobilidade dos dentes
- Abcessos em redor dos dentes
- Mau hálito
- Deslocação dos dentes
- Surgimento de espaços entre os dentes
- Alterações da mordida
Sim. O primeiro passo é a marcação de uma consulta para que seja avaliado por um médico dentista. Depois, será delineado o melhor plano de tratamento que vai permitir eliminar a causa que contribui para a doença, descontaminando as raízes dos depósitos bacterianos acumulados que estão a provocar a inflamação na gengiva.
A melhor forma de prevenir as doenças periodontais é através da eliminação da placa bacteriana dos dentes e gengivas. Para isso deve seguir uma rotina de higiene oral diária e cuidada bem como a ida ao dentista de 6 em 6 meses de maneira a fazer uma higiene oral.
O sangramento das gengivas pode ser um sintoma que indica a presença de uma doença periodontal e surge da inflamação produzida pela acumulação de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva. Recomendamos a marcação de uma consulta para a realização de um check-up dentário.
Os estudos demonstram que o tabaco é um dos fatores de risco mais significativo no desenvolvimento da doença periodontal.
O tabaco altera as defesas na zona das gengivas e permite às bactérias tornarem-se mais agressivas.
A limpeza diária das próteses é fundamental devido à formação de placa bacteriana. A ida ao dentista com regularidade é imprescindível para uma boa manutenção da prótese e para que sejam feitos ajustes quando necessário.
Como o próprio nome indica é uma prótese que pode ser removida para limpeza pela pessoa que a utiliza. Estes tipos de próteses podem sofrer desajustes sendo que a ida regular ao médico dentista é muito importante para manter o seu bom funcionamento.
Os materiais mais indicados dependem do tipo de prótese dentária. As próteses removíveis contêm uma grande quantidade de resina com eventuais reforços metálicos. As próteses fixas definitivas são de porcelana com ou sem uma base de metais nobres. Ocasionalmente, também podem ser de resina com uma estrutura metálica por baixo.
Nem todos os processos são iguais, dado que cada caso é um caso, mas normalmente são necessárias de 3 a 4 visitas para colocar uma coroa. Na primeira, tiram-se medidas, que são enviadas para o laboratório. Na segunda, realiza-se um primeiro exame, designado por “prova metálica”, em que nos focamos na parte de metal que vai suportar a coroa. Na terceira, faz-se uma prova estética, na qual se verifica se a a coroa encaixa e se o paciente se sente cómodo com o aspeto estético. Se tudo estiver bem, na visita seguinte, proceder-se-á à colocação. Nalguns casos é possível conseguir bons resultados logo à segunda visita.
Como o nome indica, as coroas sobre implantes são aquelas que estão sobre os implantes que o cirurgião previamente colocou. As coroas sobre um dente natural são aplicadas sobre o próprio dente do paciente.
As cáries dentárias afetam 90% da população e é potenciada por bactérias que podem provocar a destruição total ou parcial do dente. O tratamento de cáries é efetuado através de materiais que substituem a estrutura do dente perdido. Por norma, o material utilizado é a resina composta que possui a cor natural do dente.
É possível que os sintomas das cáries variem caso a caso e podem passar por:
- Dor constante no dente
- Maior sensibilidade dental
- Desconforto na mastigação
- Manchas nos dentes
- Gengiva inchada
- Presença de orifícios na zona com cárie
Neste tratamento são utilizadas agulhas muito fininhas e praticamente não se sente a sua picada. Poderá ser utilizado gelo ou anestésico tópico para que o que se sente seja apenas um desconforto. Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes pode ocorre uma pequena equimose no local da picada.
O tratamento com toxina botulínica começa a ter o seu efeito pelo 3º 4º dia após a aplicação atingindo o pico entre o 7º -14º dia.
Podem ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento. As reações alérgicas são raras. O atingimento de outros músculos, além dos que se pretende tratar é raro e de curta duração. Deve evitar-se este tratamento na gravidez ou aleitamento, embora não haja evidências que possa causar problemas ao feto ou bebé.
- Não fazer sauna durante 1 semana
- Não massajar áreas tratadas no dia do procedimento
- Não deitar nem baixar a cabeça nas 4 horas a seguir ao procedimento
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50 +
- Em caso de dor ou desconforto tomar Paracetamol 1000 mg
Neste tratamento são utilizadas agulhas muito fininhas e praticamente não se sente a sua picada. Poderá ser utilizado gelo ou anestésico tópico para total conforto.
O tratamento com toxina botulínica começa a ter o seu efeito pelo 3º- 4º dia após a aplicação, atingindo o pico do resultado entre o 7º -14º dia.
Podem ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento. As reações alérgicas são raras. O atingimento de outros músculos, além dos que se pretende tratar é raro e de curta duração. Deve evitar-se este tratamento na gravidez ou aleitamento, embora não haja evidências que possa causar problemas ao feto ou bebé.
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes pode ocorrer uma pequena equimose no local da picada.
- Não fazer sauna durante 1 semana
- Não massajar áreas tratadas no dia do procedimento
- Não deitar nem baixar a cabeça nas 4 horas a seguir ao procedimento
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50+
- Em caso de dor ou desconforto tomar Paracetamol 1000 mg
Os resultados são imediatos e têm uma duração entre 3 a 6 meses, variando com o paciente.
Assim que o produto é aplicado, durante sensivelmente 5 minutos, pode surgir uma sensação de ardor e calor local, que desaparece ao fim de uns minutos após o tratamento.
Os resultados surgem após aproximadamente 2 ou 3 semanas.
A durabilidade do efeito do peeling, depende da intensidade do ácido que for prescrito para determinado problema/queixa, sendo algo que é articulado em consulta com o médico e a pessoa.
- Hidratar a pele com frequência
- Evitar a exposição solar
- Aplicar protetor solar 50+
Neste tratamento são utilizadas agulhas muito fininhas e praticamente não se sente a sua picada. Poderá ser utilizado gelo ou anestésico tópico para que o que sente seja apenas um desconforto. Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes pode ocorre uma pequena equimose no local da picada.
É um procedimento seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados imediatamente após a aplicação. Ainda assim, os resultados melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e com a hidratação progressiva das moléculas do ácido hialurónico.
Os resultados duram 6 a 12 meses, variando com o organismo de cada pessoa, da quantidade da substância e da profundidade e quantidade de rugas.
Após a realização do procedimento podem ocorrer: equimoses (“nódoas negras”), hematomas e inchaço no local da aplicação.
- Não fazer sauna durante 1 semana
- Não massajar áreas tratadas no dia do procedimento
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50+
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas podem surgir equimoses ou hematomas. ocorre uma pequena equimose no local da picada.
O tratamento é praticamente indolor. A sua aplicação é realizada diretamente no rosto com recurso a pequenas injeções, praticamente indolores.
Após a realização do procedimento podem ocorrer: equimoses (“nódoas negras”), hematomas e inchaço no local da aplicação.
- Hidratação da pele
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50+
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas podem surgir equimoses ou hematomas. Pode ocorrer uma pequena equimose no local da picada.
Neste tratamento são utilizadas agulhas muito fininhas e praticamente não se sente a sua picada. Poderá ser utilizado gelo ou anestésico tópico para que o que sente seja apenas um desconforto. Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes pode ocorre uma pequena equimose no local da picada.
O tratamento com preenchimento de bioestimuladores começa a ter efeito 4 a 6 semanas após a sua realização.
Os resultados duram 6 a 12 meses, variando com o organismo de cada pessoa, da quantidade da substância e da profundidade e quantidade de rugas.
Podem ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento.
- Não fazer sauna durante 1 semana
- Não massajar áreas tratadas no dia do procedimento
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50+
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas podem surgir equimoses ou hematomas. ocorre uma pequena equimose no local da picada.
O tratamento não dói uma vez que é aplicada anestesia tópica local na região a ser tratada.
Os fios começam a atuar imediatamente, mas só a partir da 3ª semana após o tratamento é que os efeitos reais começam a ser visíveis e o ponto de efeito máximo é atingido após 2 a 3 meses.
O material dos fios é a polidioxanona que é usado há muitos anos em suturas cardíacas, pelo que está provado que não produz rejeição nem alergias. É antimicrobiano e reabsorvível entre 6 meses a 8 meses.
O tratamento é praticamente indolor. Na Escleroterapia o médico introduz uma substância no interior das varizes de pequeno diâmetro, usando uma agulha muito fina e praticamente indolor.
Por norma, os resultados são visíveis logo após a primeira sessão. Para resultados eficazes deverão ser realizadas os números de sessões indicadas pelo médico.
A mesoterapia não dói uma vez que é aplicado um anestésico local na região a ser tratada. Como é um tratamento não é invasivo, o paciente pode voltar para casa logo depois do tratamento.
Os resultados podem ser visíveis desde a primeira sessão. Os resultados irão depender da indicação médica do número de sessões consoante cada caso e objetivos a cumprir.
O tratamento não tem contraindicações, no entanto, não é aconselhado a:
- Pessoas com o índice corporal a 30kg/m2;
- Idade inferior a 18 anos
- Durante a gravidez
- Doenças no fígado ou rins
O Microagulhamento não é totalmente indolor, reproduzindo-se sempre algum desconforto ao longo do tratamento, mas ainda assim muito tolerável.
Os primeiros resultados tendem a aparecer 15 dias após o tratamento, no entanto, os resultados finais, serão atingidos após 90 dias.
O efeito pode durar até 1 ano. A realização do número de sessões indicadas pelo médico é fundamental para a maximização dos resultados pretendidos.
Podem ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento
- Hidratação da pele
- Não aplicar maquilhagem imediatamente após o tratamento
- Utilizar proteção solar fator 50+
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas podem surgir equimoses ou hematomas.
Não. O tratamento é confortável, indolor e não exige recuperação. Poderá sentir um ligeiro desconforto devido ao aquecimento.
Os resultados podem ser visíveis desde a primeira sessão. Os resultados irão depender da indicação médica do número de sessões consoante cada caso e objetivos a cumprir.
O número de tratamentos varia dependendo de cada paciente. Por favor consulte o seu médico para determinar o número de tratamentos que se adaptam a si.
Sim! As terapias com radiofrequência e pulsos magnéticos têm sido usadas na medicina durante anos e está comprovado que são seguras e efetivas. O seu médico observará o seu historial médico e as suas espectativas estéticas para perceber se os tratamentos com Vénus Legacy™ serão ideais para si.
Não há tempo de recuperação. O tratamento numa determinada área pode durar menos de 30 minutos e sem efeitos secundários adversos. Poderá realizar um tratamento durante a hora de almoço e regressar ao trabalho logo após o tratamento.
Quer os homens, quer as mulheres podem beneficiar do procedimento, com exceção daqueles com idade abaixo dos 16/18 anos ou sem o peso ideal. A redução das bochechas está indicada para quem tem o rosto gordinho, devido à acumulação de gordura nessa região.
Em geral, os pacientes que optam por uma Bichectomia procuram uma aparência harmoniosa da face, com feições bem definidas e traços suaves.
A anatomia do rosto é complexa, tem múltiplas e delicadas estruturas, além de diversos compartimentos de gordura. Por isso, as bochechas protuberantes podem conferir à face um aspeto mais volumoso, dando inclusivamente a impressão de que há um excesso de peso.
No entanto, antes de efetuar uma Bichectomia é preciso tomar alguns cuidados. Na avaliação pré-operatória, o médico pode pedir exames de sangue ou cardiológicos; além disso, há pacientes que precisam passar por outros exames, a fim de se determinar o tamanho da gordura a ser retirada ou até mesmo ver se há outro fator para o aumento das bochechas. Isto porque o aspeto “bochechudo” nem sempre está relacionado com a bolsa de gordura. Um diagnóstico errado pode aumentar o problema.
Como a bola adiposa de Bichat fica muito próxima de um nervo, este pode ser atingido e surgir uma paralisia facial. Outro risco é ocorrer uma lesão do canal salivar, que leva a saliva para dentro da boca
A bichectomia é um procedimento irreversível. Uma vez retirada a estrutura adiposa que forma a bola adiposa de Bichat, a gordura não volta nunca mais. Por isso, se a pessoa ganhar peso após a cirurgia até poderá haver uma mudança no contorno facial por acumulação de gordura, mas será mais percetível noutras regiões e não tanto nas bochechas.
Não. O corte de aproximadamente 1 cm é feito na parte interna da boca.
Não existe uma idade ideal para esta cirurgia (varia de pessoa para pessoa). No entanto, fatores como a idade, genéticos, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais, etc., poderão deixar como consequência a sua marca nas pálpebras.
Pode realizar uma Blefaroplastia caso deseje melhorar a aparência global da face ou pretenda corrigir os efeitos do envelhecimento nesta região; esta intervenção pode ser combinada com um Lifting.
A Blefaroplastia não pára o efeito do envelhecimento. Corrige alguns efeitos do envelhecimento e pode melhorar a aparência geral do rosto, mas não proporciona um rejuvenescimento geral da face.
As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia.
As incisões situadas nas pálpebras superiores são posicionadas de forma a ficarem escondidas quando os olhos estão abertos e nas pálpebras inferiores são efetuadas junto aos cílios. Apesar da pequena cicatriz ser permanente, com o tempo torna-se numa linha impercetível, escondida nos contornos das pálpebras inferiores.
O Lifting Facial/Ritidectomia está indicado para quem pretenda melhorar a aparência da face, quer em relação às rugas e depressões, quer em relação à queda e papos que existem em algumas zonas da face. A altura ideal é uma questão pessoal.
O tabagismo acresce os riscos de complicações, portanto é muito importante que não se fume pelo menos dois meses antes da cirurgia.
Em termos gerais está indicado a realização de um lifting cervical quando o contorno da face, pescoço e duplo-queixo passam a incomodar o paciente. Não há uma idade definida para a realização de um lifting cervical. Há pessoas ainda jovens já com papada, de características genéticas, e que, caso o entendam, podem ser ajudadas. Num dado momento da vida, tanto nos homens como nas mulheres, o pescoço pode começar a dar sinais de alteração da forma e da pele, que vai ser progressivo.
Como já explicado anteriormente pode fazer-se juntamente com o Lifting Cervical uma Lipoaspiração do duplo-queixo para retirar o excesso de gordura da região do mento, deixando assim o queixo com um contorno mais definido.
Adicionalmente, nalgumas situações além destes procedimentos é necessário também intervir no resto da face. Salvo poucas exceções, o indivíduo que apresenta um pescoço flácido também apresenta um rosto flácido, portanto a realização de apenas uma das cirurgias pode comprometer o resultado final.
Na imensa maioria dos casos, não há maneira de acomodar o excesso de pele do pescoço sem se tratar, minimamente, os terços médio e inferior da face.
Não, os resultados não são para sempre, caso haja alguma alteração de peso (aumento) a situação pré-existente pode surgir de novo. Os resultados do Lifting Cervical mantêm-se cerca de 10 anos.
Sim, mas as cicatrizes são pequenas e localizam-se na região da orelha.
Os melhores candidatos a esta cirurgia são indivíduos que procuram melhorar a aparência do nariz e não a perfeição. É necessário que o doente tenha expectativas realísticas, consciência exata da forma do seu nariz, bom estado geral de saúde e seja psicologicamente estável. Não há uma idade definida para se operar um nariz. Pode fazer-se após terminar a fase de crescimento do mesmo, a partir da adolescência.
Em geral a rinoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requer analgésicos ligeiros.
A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se, mas depois esta é definitiva, para toda a vida. O nariz não vai sofrer mais alterações ao longo da vida, a não ser por causa de doenças ou traumatismos.
Em geral as incisões são efetuadas dentro das narinas não sendo assim visíveis. Porém, em alguns casos é necessário efetuar incisões cutâneas na columela (parte entre as duas narinas) ou nas asas do nariz, mas em geral são pouco percetíveis.
O inchaço e as equimoses na região periorbitárias (envolvente dos olhos) são comuns, mas desaparecem rapidamente. Porém, o inchaço demora mais tempo a desaparecer e pode permanecer durante alguns meses uma certa dormência a nível do nariz. Outras complicações pós-operatórias, como o atraso na cicatrização, infeção ou hemorragia excessiva, são pouco frequentes. Deve sempre seguir com cuidado as recomendações do seu Cirurgião para reduzir ao máximo o risco de complicações.
Não há uma idade definida para a cirurgia de aumento de mamas com próteses, desde que esteja estabilizada a fase do crescimento. Menores de 18 anos têm que ter, legalmente, o consentimento dos pais ou tutores. As mulheres adequadas a este procedimento, regra geral, ou se sentem insatisfeitas porque o seu peito nunca se desenvolveu ao ponto de atingir um tamanho que correspondesse às suas expectativas, ou desejam equilibrar alguma desarmonia existente ou restaurar o volume natural dos seios que se pode ter alterado na sequência de perda de peso, gravidez ou envelhecimento. Estas devem ser emocionalmente maduras e compreender as suas próprias motivações para o realizar.
Ambas as técnicas têm vantagens e desvantagens, por isso essa decisão deve ser ponderada pelo cirurgião e pelo paciente.
Não é possível prever a duração dos implantes, embora haja garantias associadas aos mesmos que devem ser esclarecidas aquando a decisão do tipo de implante a colocar. Portanto, é importante ser considerada a hipótese de no futuro precisarem de cirurgia de revisão.
Estudo feitos até aos dias de hoje não demonstram que haja associação entre implantes mamários e cancro da mama.
Não é possível garantir isto em todos os casos operados. Porém, muitas mulheres com implantes mamários já amamentaram com sucesso.
Sim. Tipicamente há três tipos de incisões que podem ser utilizadas: por baixo do peito, pela aréola ou pela axila. Embora as cicatrizes sejam avermelhadas, estas vão desaparecendo e tornando-se mais finas e discretas.
Uma Mamoplastia de Redução não deve ser realizada antes do completo desenvolvimento da mama, que regra geral, ocorre entre os 18 e os 20 anos. As manifestações clínicas variam de paciente para paciente, mas geralmente incluem dores no pescoço e na coluna, dores de cabeça, sulcos nos ombros com depressões dolorosas na pele produzidas pelo sutiã, alterações na pele no sulco inframamário e dormência das mãos e dedos. Para além disso, muitas pacientes mencionam fatores psicológicos pelo embaraço que o volume mamário exagerado lhes provoca, referindo limitações na prática desportiva e em outras atividades sociais.
Sim, pode existir uma alteração da sensibilidade nos mamilos, mas em geral melhora com o tempo. Também pode existir uma diferença de tamanho pequena entre as mamas e esta diferença é normalmente mantida após a cirurgia
As técnicas mais frequentes preservam a capacidade de amamentação, mas isso deve ser discutido com o cirurgião.
As aréolas são reduzidas durante a cirurgia, quando necessário e com indicação, ficando ajustadas ao tamanho das novas mamas.
Sim. As cicatrizes localizam-se à volta da aréola e no sulco mamário. A forma destas depende da técnica usada, a mais comum é com cicatrizes finais em «T» invertido ou em «L». A cicatriz situada em torno da aréola, existe em todas as técnicas. Outras incisões, como em «L», «T invertido /J» ou peri-areolares, são possíveis. Em geral, as cicatrizes ficam menos evidentes a partir do sexto mês.
Regra geral, a Mastopexia está indicada em mulheres que têm mamas ptosadas ou caídas. O “teste do lápis” é eficaz a detetar a presença de ptose. Este consiste em colocar um lápis por baixo do sulco da mama e se ele não cair, significa que poderá beneficiar com a realização de uma Mastopexia.
Numa Mastopexia sem implantes não se tira nem põe nada por isso o tamanho será o mesmo, mas com a mama “arrumada”. A seguir à cirurgia a mama ficará inchada da anestesia e da cirurgia, mas depois regressa ao tamanho original.
Sim. As técnicas mais comuns têm incisão cujas cicatrizes remanescentes podem ser verticais (entre a areola e o sulco infra mamário) ou em T invertido. As cicatrizes passarão, obrigatoriamente, por diversas fases até atingirem a fase final de maturação. Com o decorrer do tempo as cicatrizes vão ficando cada vez mais disfarçadas.
Os melhores resultados são obtidos em pessoas com um peso próximo da média, para a sua altura e idade, com alguma lassidão da pele da parede abdominal ou um excesso ligeiro de gordura ou flacidez dos músculos da parede abdominal.
Depois da cirurgia vai ficar inchada e com nódoas negras, que vão melhorar ao longo do tempo. O abdómen vai estar apertado e vai sentir necessidade de se dobrar um pouco na cintura para ter mais conforto. Pode ocorrer uma certa acumulação de líquido debaixo da pele, que poderá necessitar de ser aspirado. Isto é tanto mais verdade quanto maior a quantidade de gordura aspirada. É raro ocorrer infeções. Muitas mulheres depois da cirurgia sentem-se um pouco deprimidas. Isso está relacionado com o desconforto e a aparência provocados pelo inchaço e nódoas negras, pela ansiedade relativamente ao resultado final e pela limitação nas atividades. Essa sensação desaparece à medida que a aparência melhora e se retoma a vida normal.
Sim, é importante notar que as cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo vão-se atenuando tornando-se, por vezes, imperceptíveis. Além disso, estão são facilmente disfarçáveis com o vestuário de verão. As cicatrizes ficam na região abdominal inferior bem baixa na região supra púbica. O seu tamanho varia de caso para caso.
A Lipoaspiração é adequada a pessoas saudáveis e relativamente magras, com pele firme, elástica e bom tónus muscular, e apenas 30% acima de seu peso ideal.
Não, embora as células de gordura sejam removidas permanentemente da área tratada com o procedimento, é importante notar que a lipoaspiração não previne ganho de peso. Após o procedimento é essencial manter um peso estável, pois se se aumentar de peso, vai-se engordar novamente, embora a distribuição de gordura se passe a dar de forma diferente. Para manter os resultados do procedimento, é importante ter hábitos saudáveis de dieta e atividade física.
Não, a Lipoaspiração não é um método de emagrecimento, nem trata obesidade. As pessoas com indicação para a cirurgia devem ter um peso estável e algumas gorduras localizadas que desejam remover.
Não, a Lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite.