Etapas da Higiene Oral

Remoção de placa bacteriana e de tártaro.

Para prevenir cáries e sensibilidade dentária.

No caso das crianças.

Ensinamento de técnicas de higiene oral como a escovagem correta, uso de fio dentário ou escovilhão.
Check-up Dentário
A consulta de avaliação dentária serve para diagnosticar as suas necessidades específicas e aconselhar o tratamento mais adequado para si. Esta consulta inclui:
Raio-x panorâmico
Diagnóstico completo e preciso da sua saúde e higiene oral.
Diagnóstico e Avaliação
Análise a aspetos funcionais e avaliação estética do perfil e cor dos dentes.
Plano de Tratamento Personalizado
Adequado às suas necessidades, expectativas e objetivos.
Porque deve fazer uma consulta de higiene oral?
Manutenção da saúde oral
Saiba mais sobre a Higiene Oral
O que é a consulta de higiene oral?
A consulta de higiene oral é responsável pelo diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde periodontal.
Esta é a consulta que tipicamente decorre após a consulta de avaliação e tem como objetivos:
- Rastreio da cárie;
- Rastreio de doenças das gengivas ou outras;
- Remoção de tártaro;
- Remoção de placa bacteriana.
Quem deve ter uma consulta de higiene oral?
Toda a população deve ter uma consulta de higiene oral pelo menos 2 vezes por ano, de forma a conseguir manter uma boa higiene dentária, um sorriso saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças nos dentes ou nas gengivas.
Para além da prevenção e manutenção de uma boa saúde oral, esta consulta contribui para a manutenção e longevidade de tratamentos como: implantes dentários, coroas, próteses fixas, restaurações ou aparelhos dentários, que também não devem descurar as visitas ao higienista oral.
Perguntas Frequentes
Tanto um dentista como um higienista são responsáveis por uma boca saudável. A principal responsabilidade do dentista é o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a cavidade oral, muitas vezes pacientes encaminhados pelo higienista oral. Após um diagnóstico e planeamento, procede aos tratamentos necessários, como: restaurações, implantes dentários, coroas e facetas, entre outros. O higienista oral é fundamental no diagnóstico inicial das diversas patologias orais e encaminhamento para o médico dentista, para além disso é o responsável pela prevenção, onde se inserem: a consulta de higiene oral, como a destartarização, aplicação de fluor, aplicação de selantes e faz parte da motivação e instrução dos pacientes para uma boa saúde oral.
A partir do momento que o bebé se alimenta, mesmo que com o leite materno, colonizam-se as primeiras bactérias em boca, daí a necessidade de iniciar a limpeza das mucosas. Com uma compressa embebida em água fervida ou filtrada contorne a gengiva do bebé, para remoção da placa de leite estagnada na gengiva. Assim que o primeiro dente começa a espreitar, que pode acontecer entre os 4 e os 14 meses, deve introduzir pasta dentífrica com flúor e escovar os dentes com auxílio de uma escova de cerdas macias e tamanho adequado ao bebé, de manhã e à noite. Pode também iniciar o fio dentário quando existir contacto entre dentes.
A periodicidade da realização da higiene oral varia caso a caso, na generalidade, para uma boa saúde e controlo oral deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A introdução do flúor nas crianças é feita a partir da erupção do primeiro dente do bebé, através do dentífrico, com 1000pm de flúor.
Dependendo do risco individual de cárie dentária, poderá ser necessária alguma adaptação às quantidades de flúor e complementos do mesmo, sempre por indicação do profissional de saúde oral, daí a necessidade do acompanhamento a partir da erupção do primeiro dente.
A recomendação é que sejam feitas pelo menos duas escovagens ao dia. Idealmente após a primeira refeição e ao deitar. Ao realizar estas escovagens diárias conseguirá evitar e precaver problemas comuns. É também fundamental a utilização de fio dentário, para a limpeza dos espaços entre os dentes, uma vez ao dia.
O tártaro existe devido ao endurecimento e calcificação da placa bacteriana que se acumula nos dentes. Uma vez que a placa bacteriana é mineralizada, a remoção é feita na consulta de higiene oral durante o processo de destartarização.
A escova de dentes deverá ser adaptada a cada caso, dependo da idade, tamanho da boca e outros fatores. Idealmente a escova deve ser ergonómica, cabeça o mais pequena possível e cerdas suaves. Características que vão contribuir para uma escovagem eficaz e sem causar trauma nos tecidos moldes e desgaste dentário.