Etapas de colocação de Coroas Dentárias

São feitos exames de imagiologia para análise dos parâmetros funcionais e estéticos. É desenvolvido o melhor plano de tratamento e inicia-se o planeamento da coroa dentária.

Caso a coroa dentária seja colocada sobre implantes, é necessária uma cirurgia prévia para a colocação do implante que dura aproximadamente 2 horas e é feita com anestesia local. A produção da coroa tem início no laboratório protésico e algumas horas depois é feita a experimentação. Após aprovação do paciente, a coroa é aparafusada aos implantes. O paciente sai da clínica já com os dentes fixos provisórios.

Cerca de 3 meses depois é produzida e aplicada sobre os implantes, a prótese dentária definitiva com a cor, textura e forma personalizada ao Paciente.

Após a colocação da prótese dentária definitiva são feitas consultas de controlo para acompanhamento ao doente e higienização da prótese.
Check-up Dentário
A consulta de avaliação dentária serve para diagnosticar as suas necessidades específicas e aconselhar o tratamento mais adequado para si. Esta consulta inclui:
Raio-x panorâmico
Diagnóstico completo e preciso da sua saúde e higiene oral.
Diagnóstico e Avaliação
Análise a aspetos funcionais e avaliação estética do perfil e cor dos dentes.
Plano de Tratamento Personalizado
Adequado às suas necessidades, expectativas e objetivos.
Porquê recorrer a coroas dentárias?
Saiba mais sobre as Coroas Dentárias
O que são Coroas Dentárias?
A coroa dentária, também conhecida por “pivot”, é um tipo de prótese dentária definitiva e fixa. Esta solução é normalmente usada em dois casos específicos: pode ser aplicada sobre implantes, na inexistência de dente natural, ou pode ser aplicada sobre dentes partidos ou saudáveis, funcionando como capa protetora da estrutura do dente.
Em ambos os casos, o objetivo da coroa é recuperar a função mastigatória e a estética visual do sorriso ao preencher o espaço vazio ou protegendo o interior exposto do dente.
Quem pode colocar Coroas Dentárias?
A colocação de uma coroa dentária é recomendada quando o cliente tem um dente partido, falta de dentes, ou quando o esmalte ou a estrutura dentária estão comprometidos ou fragilizados.
É um tratamento indicado para quem pretende melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes.
Perguntas Frequentes
Nem todos os processos são iguais, dado que cada caso é um caso, mas normalmente são necessárias de 3 a 4 visitas para colocar uma coroa. Na primeira, tiram-se medidas, que são enviadas para o laboratório. Na segunda, realiza-se um primeiro exame, designado por “prova metálica”, em que nos focamos na parte de metal que vai suportar a coroa. Na terceira, faz-se uma prova estética, na qual se verifica se a a coroa encaixa e se o paciente se sente cómodo com o aspeto estético. Se tudo estiver bem, na visita seguinte, proceder-se-á à colocação. Nalguns casos é possível conseguir bons resultados logo à segunda visita.
Como o nome indica, as coroas sobre implantes são aquelas que estão sobre os implantes que o cirurgião previamente colocou. As coroas sobre um dente natural são aplicadas sobre o próprio dente do paciente.